Bookclub || The Haunting of Hill House

6 de janeiro de 2019


Olá a todos! Ano novo, novas leituras. Desta vez trago-vos um livro que já andava para ler há muito tempo, um clássico das histórias de terror - A Assombração da Casa da Colina de Shirley Jackson. Considerado por muitos das melhores histórias de casas assombradas de sempre, não resisti em comprá-lo quando o encontrei em promoção na Wook.

“Nenhum ser vivo consegue viver durante muito tempo sob condições de realidade absoluta, sem perder a sanidade”

É a frase que dá inicio a este livro. Admito: fiquei logo agarrada a partir daí. Como uma simples frase nos consegue captar a atenção para nos levar a ficar horas sentadas no sofá a ler, não sei. Mas foi o que me aconteceu.

A história começa quando Dr. John Montague, doutor em filosofia e antropólogo, obcecado pelo paranormal, decide alugar durante três meses a Casa da Colina. Esta casa, construída há já 80 anos, apesar de imponente e linda, ganhou a fama de se encontrar assombrada. Para perceber o que se passa nesta casa, o Dr. Montague conta com a ajuda de três assistentes: Eleanor Vance, Theodora e Luke Sanderson, sendo que esta última personagem virá obrigado pela sua tia, proprietária da casa que não a aceita alugar sem ter um membro da família presente.

Ao chegarem, são recebidos por um casal, Sr. e Sra. Dudley, que referem ser os governantes da casa, mas que se recusam a lá permanecer a partir do pôr-do-sol. A partir desse momento, o Dr. Montague e os seus assistentes permanecem dentro da casa e... terão que ler o resto!

Um livro repleto de mistério, com uma atmosfera que nos deixa inquietos a cada segundo. O terror é criado não por sustos, mas pela tranquilidade com que as personagens interagem com o meio, com os risos que deveriam ser gritos.

Nos dias de hoje, onde já de tudo foi usado para assustar os leitores, poderíamos ver este livro como um cliché. Mas é um clássico. Foi daqui que muitos autores foram beber. Sim, porque esta obra foi publicada em 1959.

O que acharam? Ficaram curiosos?

(ao utilizarem os links neste post já estão a ajudar o blogue. Obrigada!)



4 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas deixaste-me bastante curiosa! Sinto que tem tudo para me conquistar :D

    ResponderEliminar
  2. 1959? Caramba! Ainda não conhecia o livro, mas com certeza ficaria vidrada também com essa primeira frase hahaha gostei da resenha, fiquei curiosa!

    Um beijão e te cuida,
    GABS | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar

I love reading your opinions so feel free to leave a comment! ♥

Latest Instagrams

© 3200 Degrees. Design by FCD.